PELA PROIBIÇÃO DAS CORRIDAS DE GALGOS EM PORTUGAL.

PELA PROIBIÇÃO DAS CORRIDAS DE GALGOS EM PORTUGAL.
PELA PROIBIÇÃO DAS CORRIDAS DE GALGOS EM PORTUGAL. Click na imagem e assine sff.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Truques para deixar de fazer "xixi" em casa e ensinar regras



Naquelas alturas em que os nossos "meninos de quatro patas" fazem asneiras tenha em conta que:

Nunca o castigue dando-lhe palmadinhas com pantufas, sapatos, roupa, objetos pessoais pois ele irá memorizar esses objetos como algo a "destruir". Ensine-o ameaçando com a mão ou um jornal,  de preferência algo que faça barulho e não magoe, assim ele compreende a mensagem e não faz associações.
Se o seu animal faz xixi em casa,  não lhe "bata" nem fique histérica/o quando chega,  ele já nem se lembra do que fez e nem percebe porque lhe ralham, apenas fica assustado e foge com a alteração de voz.
Leve-o até ao local onde prevaricou, contrariando a vontade dele, coloque-lhe o focinho a cheirar a urina (não é esfregar), falando sempre com tom zangado com ele a dizer por exemplo, " -Mas o que é isto!" depois leve-o até ao local onde devia ter feito e diga-lhe "- Xixi é aqui." ou "- Xixi é na rua." e deixe-o ali de castigo um bocado a pensar na vida dele...insista até ele associar e aprender, note que estes ensinamentos resultam mesmo depois de adoptados adultos, em pequenos normalmente a partir dos 5/6 meses deixa de acontecer, mas  antes disso são muito jovens e nem têm capacidade para reter muitas horas a urina.
Fale com o seu animal como se ele fosse uma criança de 6/7 anos,  na realidade ele nunca deixará de ser um criançola, a não ser quando for velhinho e não querer que o "chateiem". Ensinar uma animal é igual a ensinar um filho, eles aprendem muito vocabulário, desde que vá sempre falando com ele e explicando-lhe as coisas. Tem apenas de desenvolver essa actividade cerebral no seu animal pelo ensinamento,  tal como uma criança pequena exactamente da mesma forma e com a mesma insistência, parece complicado mas é simples.
Uma das formas de ensinar a não fazer asneiras é dar-lhe um "biscoito para cão" quando se portam bem, eu por exemplo,  para fazer com que o meu cão deixasse de escavar o jardim e arrancar a relva todos os dias,  quando regressava a casa abria a porta, via-lhe as patinhas,  se tinham terra/lama ficava furibunda e ralhava-lhe a dizer " - Que feio não se escava", limpava-lhe as patas antes de ele entrar e depois mandava-o de castigo para a cama.
Nos dias em que ele entrava e eu pedia para ver as patas e estavam limpas, dizia-lhe
 "-Que lindo não escavou muito bem!" e dava-lhe um biscoito, xi 💗e muitas festinhas.
Agora o malandrinho espertalhão já não escava....quando chego a casa, antes de perguntar,   levanta  logo uma pata e depois a outra para eu ver que não escavou, vai direito à dispensa e senta-se à espera do seu biscoito, eheheh...vejam lá se ele não percebeu a mensagem 😉