PELA PROIBIÇÃO DAS CORRIDAS DE GALGOS EM PORTUGAL.

PELA PROIBIÇÃO DAS CORRIDAS DE GALGOS EM PORTUGAL.
PELA PROIBIÇÃO DAS CORRIDAS DE GALGOS EM PORTUGAL. Click na imagem e assine sff.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Como saber se o meu cão tem febre?

A temperatura normal de um cão varia entre 38,5 e 39,5 graus centígrados, mas em algumas ocasiões uma infeção de parasitas ou algum tipo de falha no sistema imunológico do nosso animal de estimação pode originar febre, fazendo com que a sua temperatura suba, uma situação que requer uma visita imediata ao veterinário. No entanto a grande pergunta é, como saber se o meu cão tem febre





  • Principais sintomas

    Saber se o nosso cão tem febre requer alguma observação da nossa parte, embora alguns sintomas sejam inequívocos, como por exemplo, o nariz quente e seco, olhos aparentemente lacrimejantes ou nublados, apatia, falta de apetite e um pouco nervoso. Em temperaturas mais elevadas o animal pode sofrer tremores, tal como os humanos.
  • A ajuda de um especialista

    Embora em casa existam medidas que possa tomar para reduzir a febre do seu cachorro é muito importante que quando detectar febre recorra ao veterinário, pois há que determinar a causa desta condição, se se trata de um parasita, algum problema de carácter imunológico ou outra doença mais específica, o tratamento variará dependendo da origem do mal-estar.
  • Em casa

    Deve seguir sempre as indicações do seu veterinário, mas além disso pode ajudar o seu cachorro em casa seguindo estas recomendações. Como em qualquer caso de febre a hidratação é fundamental se vê que o seu cachorro não quer beber água, dê-lhe um caldo de carne ou de frango, mas é muito importante que consiga fazer com que ele beba líquidos. Se tiver tremores cubra-o com alguma manta leve, mantenha-se a seu lado o máximo de tempo possível, isto fará com que se sinta mais reconfortado. Dê-lhe um banho morno, poderá ajudar a baixar a temperatura corporal. Outra boa opção é passar um pano com água fria pela sua barriga e cara. Monitorize constantemente o estado do seu nariz, deste modo poderá verificar se a temperatura diminui. Se o quadro clínico piorar leve-o às urgências do veterinário.