PELA PROIBIÇÃO DAS CORRIDAS DE GALGOS EM PORTUGAL.

PELA PROIBIÇÃO DAS CORRIDAS DE GALGOS EM PORTUGAL.
PELA PROIBIÇÃO DAS CORRIDAS DE GALGOS EM PORTUGAL. Click na imagem e assine sff.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Galgo o cão mais antigo do Mundo sua história e raças

O Galgo certamente é um dos cães mais antigos do mundo, provavelmente descendente do galgo árabe, veio acompanhando navegadores Fenícios em suas viagens para a Europa. Ao longo dos séculos, os  ingleses trouxeram-nos para a Europa.
GalgoSua principal diferença dos outros cães é a 
velocidade. Há muitos séculos atrás, pensa-se que teriam sido utilizados na caça de cervos, gamos e javalis. Atualmente esta nobre raça ficou estigmatizada como cão de corridas em canídromos e na caça de lebres mecânicas.
Esta raça têm uma visão extremamente apurada. Outra característica importante é o fato dela ser muito ágil e rápido, podendo atingir os 70 km/h.
Como resultado disso, grande parte dos exemplares deste cão possuem pernas longas para dar passos largos, um tórax mais profundo para suportar sistemas cardiovasculares fortes  e também um corpo magro e delgado para que se possa manter o menor peso possível no seu deslocamento a correr.
Devido a essa particularidade de velocidade, estes cães são bastante explorados e torturados nas preparações para as corridas através de choques, drogas e levados ao seu limite, sendo após os 2 anos idade a sua grande maioria descartados, o que lhes confere o estatuto da raça de cães mais sofrida e  maltratada do Mundo.
Origem
Os Galgos, conhecidos também como Legreis, são cães de estrutura corpórea esguia, originários de um cão bastante primitivo que era chamado de Canis Familiaris Leineri, que contava com uma estrutura anatómica bastante similar as raças de Galgos atuais. Ele deu origem a cães que eram utilizados pelos povos antigos nas mais diversas atividades, como por exemplo a caça de pequenos roedores, e até mesmo grandes felinos, eram responsáveis muitas vezes por pastoreios de cabras, e também ovelhas além da guarda de caravanas nos oásis.
Foram representados através de monumentos no antigo Egipto, numa época que remonta há mais de 2 mil anos a. C. Até mesmo os gregos e romanos na antiguidade, apreciavam o cão quanto a sua musculatura bem desenvolvida e a sua rapidez surreal. Os reis e senhores da Idade Média, atribuíam a sua beleza principalmente à elegância e à aristocracia. Portanto eram considerados cães nobres, de uma linhagem diferente.

Os cães da raça Galgo acompanhavam os povos nos seus deslocamentos,  expandindo -se pelo mundo, originando diversas raças. Em cada uma das regiões que se ambientavam, desenvolviam algumas características diferenciadas, estas que eram provocadas principalmente pelas influências do meio e pelo cruzamento com outros cães. Desta forma as diversas de raças de Galgos aos poucos, foram-se formando. Na região do Reino Unido por exemplo, este foi um cão que cruzou com cães típicos do local, que contavam com pelo duro, produzindo assim algumas variações como o Irish Wolfhound e o Deerhound.


Nas regiões da Rússia, com o frio intenso, houve a formação da raça Borzói, um Galgo com pelagem muito mais densa, composta de pelos e subpelos para que o  pudessem proteger das baixas temperaturas.


O Galgo Afegão é uma raça originária do Afeganistão, aparentada com o Saluki (galgo persa), os seus antepassados terão vindo da Pérsia (Irão) e chegado ao Afeganistão, onde terão desenvolvido a longa pelagem. Muito apreciados pelos soberanos Afegãos, foram levados para a Grã-Bretanha pelos soldados britânicos após a Segunda Guerra do Afeganistão em 1890.
O Saluki é originário da região do Médio Oriente, provavelmente fruto de antigos cruzamentos entre galgos egípcios e asiáticos, era considerado cão real no Antigo Egipto.

O Azawakh é uma raça africana, nativo do vale de Azawakh, na região fronteira do Mali, este galgo foi desenvolvido pelo povo tuaregue do Saara que o consideram um símbolo de status social, esta raça é descendente do Sloughi e Saluki. 

O Sloughi tem a sua origem na África, mais especificamente na parte do norte em países como Argélia, Líbia, Marrocos e Tunísia. Existe uma dúvida sobre os seus ancestrais mas julga-se ser originário também das duas raças Saluki e Azawakh. Seu nome é uma homenagem à sua velocidade, já que significa "rápido como o vento" em árabe.



Não se sabe destas espécies, se são apenas descendentes de um ancestral ou existem mais de uma origem, apesar disto todos convergem para um alongamento das linhas, mas em todas as linhas é possível encontrar características diferenciadas, como por exemplo pernas longas, focinho comprido e afilado, costas arqueadas ligeiramente, peito estreito e também profundo. Graças a toda esta estrutura, conseguem desenvolver grandes velocidades. 



Descendente do Greyhound o Whippet é uma raça oriunda do Reino Unido enquanto que o Galguinho Italiano é uma raça oriunda do Egipto, embora oficializada em Itália. Detalhes em tumbas, mostram prováveis exemplares desta raça  que comprovariam o seu surgimento datado de 2 900 a.C.

Características físicas
Os Galgos são considerados cães com muita personalidade e possuem um temperamento independente, de uma  forma geral ao inicio, não seguem seus donos para todos os lugares, nem mesmo imploram por atenção ou carinho, diferente de outras raças de cães. Costumam demonstrar atenção por seus donos de forma subtil, abanando a cauda e dando uma lambida. Muitas vezes é comum que eles fiquem por perto por algum tempo e retornem em seguida ao seu ócio. Os Galgos são considerados  cães inteligentes e com capacidade de raciocínio, são excelentes em resolver problemas, em aprender por conta própria e também associar as causas e as consequências dos acontecimentos.
Existem diversas raças de Galgos, estas que variam de acordo com o seu porte , assim como a sua pelagem, temperamento e habilidades. Podem ser pequenos como o Galguinho Italiano, com no máximo 38 cm de tamanho ou enormes como o Irish Wolfhound, que é eleito como a raça mais alta do mundo, muitas vezes beirando mais de um metro de altura. Apesar de se encontrarem diversos traços comuns, cada uma das raças de Galgo é única.
Pelagem
As diversas raças apresentam pelagens bastante contrastantes, longuíssimas como na raça Galgo Afegão e curta como no Whippet e no GreyhoundSloughiAzawakh, ondulada no Borzói, dura no Irish Wolfhound e no Deerhound e franjada no Saluki.
A pelagem do Galgo depende muito de sua variação, podendo ser bastante densa e fina, mas suave ao toque, ou ainda grossa e quente para as raças de regiões mais frias. Quanto a suas cores, é possível se encontrar raças com cores em tigrado, preto, branco, creme, amarelo, castanho, canela, avermelhado, entre várias outras tonalidades. Todas as suas cores são aceitas e as mais comuns contam com uma marcação branca. A pelagem é bastante ajustada ao corpo em todas as regiões, é forte e flexível, de cor rosada. Suas mucosas são bastante escuras.

Temperamento

Todos os cães da raça Galgo, possuem características bastante peculiares e comuns, contam com um caráter sério e retraído, tímido mas extremamente meigo e dócil, são muito inteligentes, obedientes, tranquilos, silenciosos e asseados.

                                                                                                  Habilidades

Este cão é muito veloz e bastante diferente das outras raças, pode mudar rapidamente de direcção, apesar da sua magreza são muito resistentes, adaptáveis  e astutos. Tem extremidades finas, embora robustas e potentes.


Saúde
O Galgo é um cão bastante independente e tímido, alguns não são dados a muitas brincadeiras ou mesmo demonstrações de afeto exageradas. 
Precisam fazer exercício, sendo aconselhável a realização de uma caminhada diária. É bastante adaptável a apartamentos desde que possa passear com regularidade, porém o ideal é uma casa com quintal/jardim, para que ele possa exercitar-se  e desta forma  viver de forma mais saudável.
O cão costuma ter uma saúde de ferro, não apresentando incidências com relação as doenças que costumam afetar cães de grande porte, a sua expectativa de vida é bastante longa, de aproximadamente 12/14 anos, porém existem registos de cães desta raça que viveram por mais tempo até 16/17 anos.
Em raros casos acontecem situações de displasia do quadril, por isso é importante que o cão realize frequentemente passeios para que não passe por este tipo de problema. Caso ele possua uma alimentação saudável e exercícios frequentemente, como uma simples caminhada certamente irá ter uma vida bastante longa e saudável, já que normalmente não acontecem casos de anomalias na saúde do cão.
Ficha Técnica do Galgo
Nome OriginalGalgo
OrigemMédio Oriente
PorteMédio
Raças Galgos
Conhecidas
Greyhound, Whippet, Italian, Borzoi, Saluki, Azawakh, Sloughi, Iris Wolfhound, Deerhound, Pharaoh Hound, Magyar Agar, Ibizan Hound, Chart Polski
Cuidados EspeciaisNecessita fazer algum exercício, caminhada diária, não gosta de estar sozinho.
Características FísicasCabeça: longa e estreita. Orelhas: de base ampla, triangular. Olhos: Pequenos, oblíquos, amendoados, castanhos, de preferência escuro
Altura médiaMacho - 62 a 70 cm • Fêmea - 60 a 68 cm
Peso médioMacho - 25 a 30 kg • Fêmea - 20 a 25 kg
Expectativa de Vida12/14 anos
Cor da Pelagem(Bicolor e tigrado) - preta, branca, creme, amarelo, castanho, avermelhada e canela
Tipo da PelagemDensa e fina ou grossa e quente.
Características principaisVeloz, ágil, tímido, inteligente, obediente, dócil, afetuoso, tranquilo, asseado.